fbpx

Odontologia Miranda

5 Confira cinco dicas para perder de vez o medo do dentista

Pode falar a verdade: se você está lendo esse artigo é porque, muito provavelmente, já sente um frio na barriga só de lembrar do barulho da maquininha de obturação ou da seringa de anestesia de seu dentista. Infelizmente, a odontofobia (medo de dentistas, tratamentos ou consultórios odontológicos) é um mal muito comum e que acontece com muitas pessoas ao redor do mundo. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Americana de Odontologia, por exemplo, de cada 10 adultos, 3 sofrem com esta fobia.

Além da questão psicológica, um dos grandes problemas que podem ser gerados pelo medo de tratamentos odontológicos se dá na questão da saúde bucal: devido à fobia, pacientes podem deixar de realizar suas visitas periódicas ao dentista, fator que atrapalha a prevenção e o combate aos problemas. No Brasil, de acordo com pesquisa do IBGE, mais de 55% dos brasileiros não se consultam todos os anos.

Mas, é importante entender que medos podem, sim, ser superados.

No artigo de hoje separamos algumas dicas para que você vença de uma vez o medo do dentista e tenha mais tranquilidade sempre que precisar realizar uma consulta.